segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Reflexão

PROBLEMAS E SOFRIMENTOS....
(Fr. Maicon,scj)

“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranhavos acontecesse.” 1 Pd 4,12

Só podemos resolver os problemas da vida resolvendo. Esta afirmação pode parecer redundante ou óbvia, mas aparentemente pode estar além da compreensão de muitas pessoas. Isso ocorre porque um problema só pode ser resolvido depois que assumimos a responsabilidade de resolvê-lo. Tentar evitá-los em vez de encará-los, tentar fugir deles em vez de vivê-los é uma maneira muito estranha de solucionar os problemas que a vida nos apresenta. Não estou querendo dizer que a vida seja apenas sofrimento, dor e problemas, mas que estes itens ajudam a compor o mosaico da vida real do qual somos e nos movemos.

Existe quem não mede esforços para evitar os problemas e os sofrimentos, distanciando de tudo que não gera prazer imediato. Como também existe quem se debruçadiante dos seus problemas na busca de solucioná-los e aprender com eles. Acredito que, nossa timidez em assumirmos nossas dificuldades e lutas tem sua gênese principal na falta de ousadia em nos desafiamos como pessoas e como cristãos. Extrair do nosso hoje ensinamentos que nos serão valiosos no amanhã é compreender a vida em sua dinâmica.

É entender que estamos em processo de maturação e construção do nosso ser humano.

Corremos o grave risco de nos iludirmos na esperança de que os problemas se resolvam sozinhos, ou então que, o adiamento de sua resolução nos seja de grandes vantagens. Tal pensamento sempre nos visitará enquanto não assumirmos nossas ações e suas conseqüências com responsabilidade. As dificuldades são meios dos quais nos fazem liberar a potencialidade que somos e temos.

O sofrimento tem poder de nos fazer sair do mundo das fantasias e nos colocar no mundo real, nos faz acordar e pensar na vida. Não perca a oportunidade de fazer o seu melhor. E lembre-se sempre: Deus sempre permite que passamos por situações difíceis para limpar aquelas impurezas do nosso ser. Trabalhe com Deus no seu processo de refinamento.

Nenhum comentário: