segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A Palavra que faz bem


O evangelho de Mateus apresenta Jesus como àquele que traz a justiça, que faz surgir o amor, em nossas vidas e na nossa história. De fato, no sermão da montanha Jesus nos afirma: se a justiça de vocês não for maior do que a dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos céus. Mateus era um cobrador de impostos, considerado pecador público, não era rico, pois era um explorador explorado.Para os fariseus os cobradores de impostos eram pessoas impuras, eles tomavam distância de tais pessoas.Mas Jesus ao contrario se aproxima de Mateus e o convoca para segui-lo. Mateus se levanta e segue Jesus. Os fariseus que excluíam Mateus ficaram incomodados com Jesus, pois ele foi jantar com esse pecador e muitos outros impuros da época. Jesus vai ao encontro de todos. São os doentes que precisam de médicos. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores (Mt 9,13). A atitude de Jesus nos convoca a missão de ir ao encontro dos mais necessitados, evitar as divisões e trabalhar pela unidade. Nossa justiça não é perfeita e nem acabada. A fé nos motiva o serviço e o amor.Podemos ter vários dons, mas se não temos o amor nossas palavras não serviram para transformar a vida. Se eu desse todos os meus bens aos pobres, mas não tivesse amor, não teria valor algum. O amor é paciente e bondoso, manso, humilde, não é orgulhoso, arrogante, vaidoso e egoísta. O amor não se alegra com a injustiça, mas fica feliz com a verdade e suporta tudo com fé e esperança. Quando vier o que é perfeito o que existe em parte será extinto, quando eu era pequeno a minha maneira de falar era de menino, agora que já sou adulto, não tenho mais as coisas de menino.Agora só podemos ver e crer um pouco de Deus como se estivéssemos vendo seu reflexo no espelho muito ofuscado, mas chegará o dia em que o veremos integralmente face à face. Tudo o que eu sei agora é confuso, mas depois verei tudo com clareza tão bem como Deus está vendo ointerior de nosso coração, agora permanecem três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém o amor é maior. Nós todos somos filhos do céu e chamados por Deus. Ele espera nossa resposta ao convite: segue-me! Jesus precisa de corações restaurados e novos com coragem de amar sem limites. Só quem ama, luta por um ideal; só quem ama, é simples; só quem ama, perdoa; só quem ama, aceita plenamente a Deus. Precisamos ter fé, entregarmos a nossa vida a Deus e só assim nos encontraremos no amor. Minha vocação é o AMOR! (Santa Teresinha do Menino Jesus).


Texto: Seminarista Alisson

Nenhum comentário: