segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Como foi nosso estágio vocacional...


Nesta sexta-feira, dia 12, iniciou-se no Seminário São José o estágio vocacional, que contou com a presença de 26 estagiários, vindos das cidades de Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre, Corupá, Jaraguá do Sul, Joinville, Brusque, Navegantes, Botuverá, Agudos do Sul e Curitiba. Jovens que se sentem chamados a vida religiosa e procuram responder a esse chamado de Deus!
A primeira atividade do estágio ocorreu às 17 horas, com uma dinâmica de acolhida, que foi até as 19 horas, quando se iniciou a celebração da Palavra com os seminaristas, seguida de um recreio no salão de jogos, jantar e a oração antes do repouso.
No sábado, às 7 horas, todos se encontraram na capela para fazer a oração da manhã, e na seqüencia o café. Após a refeição, os estagiários tiveram uma conversa com o diretor da casa, Pe. Tarcísio Darrós Feldhaus, que falou sobre a vida prática do seminário. Em seguida eles auxiliaram os seminaristas na limpeza interna da casa. Houve então uma parada para o lanche e muito divertimento durante práticas esportivas. E depois de um bom banho, saboreou-se o delicioso almoço no refeitório do seminário.
No período da tarde, enquanto os seminaristas cumpriram suas atividades com os coroinhas e auxiliaram em algumas organizações da casa, os estagiários tiveram palestras com Pe. Jairson Hellmann sobre o tema Vocação e com o Fr. Cristiano Gress sobre Espiritualidade Dehoniana. Às 17 horas ocorreu o terço Mariano.
Às 19 horas o grupo participou da Santa Missa na Igreja Matriz de Rio Negrinho, Santo Antônio de Pádua. E para encerrar o dia, nada melhor que uma noite cultural realizada com poesias, cantos, teatros e muito lazer. Esta ficou sob a coordenação do Fr. Maicon Frasson e a ajuda dos próprios seminaristas.

No domingo, após a oração da manhã, todos participaram da Santa Missa na Igreja Matriz às 8 horas, seguida do café da manhã. Então ocorreram as entrevistas com os participantes do encontro para uma avaliação do estágio e para que pudessem falar de sua motivação vocacional para ingressar no seminário no próximo ano. Ás 10 horas e 45 minutos houve a adoração ao santíssimo sacramento. E ao meio dia foi o último momento deste estágio, que se encerrou com o almoço.
Pe. Tarcísio nos lembra que estes eventos vocacionais são oportunidades que a Igreja proporciona para que os Jovens possam perceber como é o estilo de vida de seminário. Tendo em vista que o sacerdócio não é uma escolha pessoal, mas sim, uma vocação, um dom, e é Deus quem chama: “Vem e segue-me!”
O próximo estágio em Rio Negrinho ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro, e é destinado para quem esteja cursando 8ª série ou 1º ano do Ensino Médio. Aos interessados, a recomendação é que se procurem informações por meio de sua paróquia.

Um comentário:

Seminarista Salvatoriano disse...

adorei o estagio em rio negrinho ,a chama de cristo cresçe a cada momento para ,eu se tornar um padre